28 de outubro de 2009

Pronto até aqui

Acabei agora de escrever uma versão beta que vou testar, muito apropriadamente, neste próximo Dia das Bruxas, 31 de Outubro. Apesar de ser em ambiente de brincadeira, conto tirar a limpo muita coisa que ainda está bastante no ar.

Pressupondo que o jogo irá funcionar conforme pensado até agora, o truque ao escrevê-lo está em providenciar toda a informação necessária passo-a-passo sem tornar o texto demasiado longo - o que nem sempre é fácil de se fazer. Neste momento, tenho escritos perto de trinta parágrafos, o que julgo ser equilibrado, mas só experimentando é que se vai ver.

Além deste texto feito para ser lido em voz alta, o livro também terá mais material extra que pode depois ser lido normalmente. Conto começar a trabalhar nessa parte na próxima semana, após ter revisto a parte que já está pronta na sequência da sessão de teste que vou jogar este Sábado.

20 de outubro de 2009

O que é este blogue?


Este blogue é um diário de desenvolvimento do projecto "Sangue-Frio", um livro-jogo criado e escrito por mim. O site servirá para acompanhar o meu trabalho até este ser publicado, incluindo as várias sessões de teste que conto fazer. Após a publicação, este blogue ficará ao serviço dos seus leitores-jogadores reunindo aqui todas as histórias e personagens que tenham criado nas suas sessões e que queiram partilhar.

O meu nome é Ricardo Tavares, gosto de todo o tipo de livros e, recentemente, adquiri o vício da escrita. Além disso, gosto também de todo o tipo de jogos e, em particular, comecei a jogar RPGs desde o lançamento de Vampire: the Masquerade na sua edição Revised. Adoro todo o potencial dramático que os vampiros têem como personagens, graças à sua natureza carregada de tragédia e de simbolismo. Penso que fazem todo o sentido para este projecto e espero fazer-lhes justiça.

19 de outubro de 2009

O que é Sangue-Frio?


O livro "Sangue-Frio: Histórias dos Últimos Vampiros" é um jogo e, ao mesmo tempo, uma história criada instantaneamente pelos seus jogadores. Nenhuma leitura prévia das regras é necessária. Basta reunir três a cinco pessoas e começar a jogar lendo o primeiro parágrafo do livro. O único material necessário é um baralho normal completo com 54 cartas.

Para além disso, é recomendável jogar à volta de uma mesa num local onde se possa falar à vontade e todos os jogadores se possam ouvir. Uma outra sugestão é jogar à noite, servir a todos um copo com alguma bebida de cor vermelha e, já agora, no fim do jogo pode ser útil ter à mão algum material de escrita.

Se leste até aqui, já sabes tudo e até mais do que precisas para começares a jogar. Se quiseres saber mais, consulta esta lista de coisas boas.